5 vantagens do biodiesel ou biocombustível

O biodiesel ou biocombustível comprovou ser uma excelente alternativa como substituto do diesel de petróleo, principalmente por se um combustível limpo e renovável.

O biodiesel ou biocombustível comprovou ser uma excelente alternativa como substituto do diesel de petróleo, principalmente por se um combustível limpo e renovável

5 vantagens na produção de biodiesel O biocombustível comprovou ser uma excelente alternativa como substituto do diesel de petróleo.

Classificado como combustível limpo e não agressivo ao meio ambiente, o biodiesel possui inúmeras vantagens. Ele mostra eficiência tanto em automotivos - carros, caminhões e tratores, como em estacionários - geradores elétricos e outros. O fato é que o biocombustível comprovou ser uma excelente alternativa como substituto do diesel de petróleo.

"Combustível renovável e biodegradável, produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais, o biodiesel ou biocombustível já faz parte da matriz energética brasileira, contando com o apoio e o incentivo do governo", afirma o professor Paulo Anselmo Ziani Suarez, do Curso CPT Produção de Biodiesel na Fazenda.

A sua obtenção pode ocorrer por meio de três processos: craqueamento, esterificação ou transesterificação. Entretanto, no Brasil, a transesterificação é o método mais utilizado para a produção de biodiesel. Trata-se de uma reação química de óleos extraídos de vegetais (mamona e girassol) ou de gordura animal (suínos) com etanol ou metanol.

Da cadeia de produção de biodiesel, surge a glicerina (utilizada em cosméticos), além da torta ou do farelo (utilizados na alimentação animal), que podem agregar valor às pequenas propriedades, além de gerar renda a muitas famílias que vivem do trabalho no campo.

Conheça as vantagens do biodiesel:

1. Os motores com ciclo diesel não precisam ser adaptados para a utilização do biodiesel. Com isso, quem preferir o biodiesel ao diesel de petróleo não terá necessidade de modificar os motores de seus automotivos ou geradores. Até mesmo os fabricantes podem conservar a tecnologia adotada em suas indústrias.

2. O biodiesel é um combustível limpo, renovável e abundante. Nosso país tem grande extensão de terras férteis, onde podem ser cultivadas matérias-primas utilizadas para a produção de biodiesel, como mamona, pinhão-manso, girassol dentre outras.

3. Uma quantia enorme de dinheiro é gasta na escavação de poços de petróleo, já que eles estão cada vez mais profundos. Por esse motivo, o biodiesel pode ser uma ótima alternativa de exploração dos recursos na superfície, tendo em vista que o cultivo e a colheita de plantas oleaginosas (matérias-primas do biocombustível) não necessitam de grandes investimentos. Como resultado, sua produção pode fornecer maior riqueza para a economia do país.

4. A cadeia produtiva do biodiesel pode gerar mais empregos no setor primário, o que melhora o desenvolvimento social do país. Dessa forma, estimula-se a economia autossustentável e reduz-se o êxodo rural, que satura ainda mais o mercado de trabalho das grandes cidades.

5. Como em sua composição o biodiesel possui carbono neutro (não prejudicial ao meio ambiente), tanto a produção do biocombustível como a sua utilização nos motores não causam a poluição do ar nem o aumento da emissão de CO2 na atmosfera (efeito estufa).

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Portal do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

Administrador 14-09-2015 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.