Centro de Produções Técnicas

Arquivo de maio, 2013


oleos essenciais cursos cpt Produção de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas

Propriedades mais conhecidas dos óleos essenciais são: antibióticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e sedativas. Foto: reprodução

Os óleos essenciais atuam de formas muito variadas. Podem, por exemplo, nas flores, promover a atração de insetos polinizadores, aumentando a eficiência da reprodução, com maior produção de sementes. Por outro lado, ao contrário, podem ter uma função repelente contra insetos que sejam seus inimigos naturais e que possam lhes causar danos. Além disso, como substâncias que atuam em processos alelopáticos, ou seja, na inibição da germinação de sementes e do crescimento de outras plantas competidoras à sua volta.

 
pragas canavieiras cursos cpt Conheça as Pragas Canavieiras e os Métodos de Controle

As formigas cortadeiras podem ser divididas em dois grandes grupos: saúvas e quenquéns.

Junto ao controle das doenças que atacam os canaviais de todo o país vem, também, o controle das principais pragas, responsáveis por gerar grandes prejuízos aos produtores. Além disto, o efetivo controle de formigas e cupins também deve ser feito já que sua infestação pode por a perder todo o investimento.

 
oleo de girassol cursos cpt Conheça as propriedades do óleo de girassol

O óleo de girassol é considerado como o de melhores características nutricionais e organolépticas em relação aos outros óleos vegetais comestíveis.

O girassol é uma das quatro maiores culturas oleaginosas produtoras de óleo vegetal comestível em utilização no mundo. É cultivado, com sucesso, nos cinco continentes, em mais de 25 milhões de hectares. Os maiores produtores mundiais são a Rússia, a Argentina, a Comunidade Europeia e os Estados Unidos. Se existe a planta ideal, da qual tudo se aproveita, o girassol está bem próximo dela.

 
oleo vegetal cursos cpt2 Conheça o óleo vegetal combustível   opção de baixo custo para o produtor

O óleo vegetal, ao contrário da gasolina e do diesel obtido do petróleo, é regenerativo, neutro quanto à emissão de CO2 e livre de enxofre, metais pesados e radioatividade.

No início da década de 1940, foram realizados estudos no sentido de usar óleos vegetais in natura ou hidrocarbonetos obtidos pelo seu craqueamento como combustíveis alternativos ao óleo diesel.

Entre as alternativas, destacam-se o uso direto do óleo vegetal (puro ou em misturas com diesel de petróleo) e uso de hidrocarbonetos obtidos pela quebra termo-catalítica destes.

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas