Centro de Produções Técnicas

Arquivo de outubro, 2011


O teor de óleos essenciais na cannabis sativa a tornam uma produtora de energia alternativa

maconha para produ%C3%A7%C3%A3o de biodiesel Maconha é matéria prima para produção de biodiesel

O uso da maconha para a produção de biodiesel é promissor

A cannabis sativa (maconha) é agora matéria-prima da produção de biodiesel. Pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos EUA, descobriram que o teor de óleos essenciais presentes na erva a tornam uma forte candidata a produtora de energia alternativa. Além disso, sua pouca exigência por solos e cuidados no plantio diminui a necessidade de cultivá-la em lavouras especiais que poderiam ser destinadas ao plantio de alimentos.

 

O Ministério de Minas e Energia está fazendo pesquisas para aumentar o potencial do Brasil na geração de energia solar

energia solar2 Estudos para aumentar escala de energia solar

O aumento do consumo exigirá a ampliação do uso de energias alternativas

Considerada uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar não polui o meio ambiente. É captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas e transformadas em energia mecânica ou elétrica. É usada, principalmente, em residências, para aquecer a água.

 

A Petrobras anunciou a doação de US$ 4,2 milhões para o Fundo Amazônia

amazonia3 300x210 Mais recursos para o Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia foi criado a fim de obter recursos para a preservação da floresta

A Amazônia possui sete milhões de km2, é considerada a maior floresta tropical do mundo, estende-se por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Peru e Venezuela. A degradação acelerada da floresta amazônica é preocupante, pois ela desempenhaum papel fundamental para a estabilidade ambiental do planeta. O processo de desmatamento eleva a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera e leva diversas espécies de animais à extinção.

 

O crescimento da oferta tem sido notório: de 2009 a 2010 houve uma elevação de 50%

cana 300x225 A bioeletricidade pode suprir boa parte da demanda de energia do Brasil

A bioeletricidade pode ser vendida no mercado livre, negociada diretamente com o consumidor livre ou no mercado regulado, onde a comercialização é feita por leilões

A indústria de bioeletricidade tem utilizado, principalmente, o bagaço de cana para a produção de energia, tanto térmica quanto elétrica. Por volta de 1980, o setor começou a vender os excedentes de energia elétrica, atualmente, as usinas vendem 1,002 mil megawatt médios (ou 8,774 mil gigawatts-hora)em excedentes de eletricidade, o que corresponde a um pouco mais de 2% do consumo nacional.

 

Uma consulta publica foi efetuada por meio de um questionário que envolvia o progresso da agenda do desenvolvimento sustentável das últimas décadas e os temas da Conferência Rio+20

renova%C3%A7%C3%A3o da natureza Rio+20: Relatório de consulta pública

A pesquisa apontou a necessidade da criação de indicadores mensuráveis do compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável

O Brasil deverá exercer o papel de protagonista na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para 2012, no Rio de Janeiro. Essa é uma informação baseada no Relatório Final de uma Consulta Pública, feita pelo Ministério do Meio Ambiente para coletar subsídios a fim de elaborar um documento que será submetido à ONU, em novembro, com as propostas e visões para a Rio+20.

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas